O governo federal lançou recentemente o calendário do segundo semestre do Auxílio Brasil 2022 com pagamentos de R$600, e muitas pessoas estão interessadas em ingressar no beneficio. Se você tem interesse mas não sabe como proceder, esse pequeno passo a passo irá auxiliá-lo. Acompanhem.
O que é Auxílio Brasil
O “Auxílio Brasil” é um programa do governo brasileiro que oferece ajuda financeira a pessoas que sejam vítimas de desabastecimento ou de outras situações de vulnerabilidade econômica e social. O programa oferece via deposito em conta uma quantia (recentemente atualizada para R$600) para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza serem capazes de comprar itens essenciais. Para poder ter acesso ao beneficio, é preciso comprovar a necessidade, é aí que entra o Cadastro Único (CadÚnico).
Cadastro Único (CadÚnico)
O Cadastro Único para Programas Sociais (ou simplesmente CadÚnico) do Governo Federal é um banco de dados que reúne informações sobre os beneficiários de programas sociais do governo brasileiro.
Ele foi criado com o objetivo de simplificar o processo de cadastramento e acompanhamento dos beneficiários, além de permitir que o governo monitorasse e avaliasse o impacto dos seus programas sociais.
O cadastro das famílias é feito regionalmente, na própria cidade ou município e os cadastros são processados pela Caixa Econômica Federal, que atribui um número de identificação social (NIS) de caráter único, pessoal e intransferível para cada membro da família.
Os principais dados registrados pelo CadÚnico São: Tamanho e características da casa ou domicilio (numero de quartos e cômodos, material de construção da casa, banheiro, existência de saneamento básico (rede de esgoto e coleta de lixo), composição familiar (número de membros, existência de idosos, deficientes físicos, gestantes, mães amamentando, etc.), documentação de cada membro da família, qualificação e frequência escolar, qualificação profissional e situação no mercado de trabalho, além é claro da renda per capita familiar e suas despesas.
Como Cadastrar no Auxílio Brasil?
Para ser beneficiário do programa, é necessário estar com seu CadÚnico devidamente atualizado. Procure o órgão responsável em sua cidade ou município e eles lhe orientarão a como proceder.