AUXÍLIO BRASIL

Auxílio Brasil Bloqueado, o que fazer?

Todo mês o governo federal realiza uma checagem na base de dados para saber se os inscritos do programa Auxílio Brasil ainda se enquadram nas características elegíveis de participação. Algumas famílias no entanto, estão reclamando de que seu beneficio foi bloqueado apesar de não ter havido mudanças em suas características de elegibilidade. Se você se encontra nessa situação, eis o que você pode fazer para tentar reaver o beneficio

A causa mais comum do bloqueamento ao auxilio são os dados cadastrais desatualizados. O CadÚnico (cadastro único), é a base de dados utilizada pelo governo para selecionar os beneficiários. Sempre que houver uma mudança significativa na família (mudança de endereço, mudança na renda, número de telefone, morte de algum membro, etc.), esse dado precisa ser atualizado no CadÚnico. Se seu beneficio foi bloqueado, é provável que esse seja o motivo. Acessando o aplicativo do auxilio brasil (disponível para Android e IOS) através do CPF, é possível descobrir o motivo do bloqueio.

Outra possível causa do bloqueio é quando a família deixa de cumprir os requisitos de permanência. Há os requisitos de frequência escolar (mínimo de 60% de frequência para crianças de 4 e 5anos, e 75% para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos).

Condicionalidade de saúde, que engloba calendário de vacinação em dia doas beneficiários, pré-natal das gestantes.

Após procurar a unidade responsável pela cadastro único no seu município, fazer a atualização dos dados com a devida documentação e contestar o problema, os dados serão reavaliados pelo Ministério da cidadania ea família receberá a resposta em até 30 dias.

Quanto tempo para desbloquear o benefício?

AUXÍLIO BRASIL

Arraste para cima ↑ e acesse o post completo